Escola na nuvem

Inove processos educacionais em sua escola por meio da Plataforma Google for Education de forma simples e fácil.

Tecnologia Educacional

As formações ofertadas pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, por meio da Coordenadoria de Tecnologias Educacionais e Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, estão alinhadas com a competência 5 da Base Nacional Comum Curricular, que é: "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."

Diante desse novo contexto de uso das Tecnologias na Educação, as formações são baseadas no uso e produção de conteúdos utilizando metodologias, conceitos e conteúdos digitais, tais como: Plataforma G Suite for Education, Linux SEEMG, Recursos Educacionais Abertos, Cidadania Digital, dentre outros.

As capacitações também visam levar aos servidores da Secretaria de Estado de Educação, Superintendências Regionais de Ensino, Núcleos de Tecnologia Educacional, Gestores, Professores e Alunos das Escolas Estaduais, o conhecimento necessário para o uso e incorporação da Tecnologia com o objetivo de melhorar processos, sejam eles:

• Administrativos - melhorar a produtividade e facilitar tarefas do dia-a-dia por meio da tecnologia; e/ou

• Pedagógicos - uso da Tecnologia na Educação com a finalidade de melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

A CTE mantém uma agenda de capacitações no espaço de formação da Cidade Administrativa de Minas Gerais - CAMG, e por videoconferência com os Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas. Em 2018, foram capacitados mais de 300 servidores da SEEMG, NTEs e Escolas, abaixo você pode conferir o relato de alguns dos cursistas e fotos das capacitações.

Relato da aprendiz ASSPROM, Waleska Danielle Oliveira Lima

"O treinamento foi produtivo e proveitoso, e me inspirou para aprender mais. Agradeço a oportunidade!"

Relato da cursista Andressa Assis da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos - SG

"Recomendo que todos os meus colegas de setor participem da formação. O Curso me mostrou possibilidades que poderiam me ajudar há muito tempo, mas que por falta de conhecimento não utilizava. O curso superou as expectativas e a didática na exposição do tema foi bastante dinâmica e elucidativa! Foi um treinamento muito prazeroso e gratificante e, sem dúvida alguma, o conhecimento obtido facilitará muito a execução das atividades profissionais que poderão ser realizadas com mais celeridade. O conteúdo ministrado se adequa perfeitamente às necessidades cotidianas do trabalho, motivo pela qual sugiro que a formação seja contínua e aprofundada. A Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação está de parabéns!"

Relato do cursista Rafael da Silva Ferreira da Subsecretaria de Administração - SA

"Recomendo que todos os meus colegas de setor participem da formação. O Curso me mostrou possibilidades que poderiam me ajudar há muito tempo, mas que por falta de conhecimento não utilizava. Aguardo novas oportunidades de cursos para o meu desenvolvimento pessoal e funcional. Gostei muito das ferramentas que até então utilizava pouco ou nem utilizava."

Relato da cursista Gisele Santos da Subsecretaria de Administração - SA

"Fiz inscrição, mas não tinha muita fé de que o curso iria agregar tanto conhecimento. Recomendo que todos os meus colegas de setor participem da formação. O Curso me mostrou possibilidades que poderiam me ajudar há muito tempo, mas que por falta de conhecimento não utilizava. As ferramentas apresentadas se encaixam muito bem a minha rotina de trabalho. A maioria dos recursos poderiam ser incorporados... Há processos na diretoria que levamos 2 semanas pra fazer e que com ferramentas apresentadas poderíamos fazer em um dia. Porém, o tempo de curso não é suficiente para ficarmos aptos e operar todas as funcionalidades. Seria de grande ajuda se um Técnico da DTAE pudesse vir a nossa Diretoria DSGT para nos ajudar a aplicar as ferramentas as nossas atividades, pois temos muitos processos bem operacionais e repetitivos."