saiba mais...

Introdução à plataforma G Suite for Education

• Objetivo: Apresentar as Legislações, boas práticas e dicas de como aumentar a produtividade no uso do E-mail Institucional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Conhecer e aprender a utilizar o Google Drive para armazenamento, gerenciamento e compartilhamento de dados on-line.

• Conteúdo:

• Gmail: Produtividade no uso do E-mail Institucional; Configurações do Gmail; Organização: marcadores e filtros de e-mail automáticos; Dicas de produtividade: criação de respostas automáticas; Gerenciamento de contatos.

• Google Drive: Introdução ao Google Drive, organização e compartilhamento de arquivos e pastas; Produtividade, Backup on-line.

• Conhecendo o Google Keep; Dicas de Cidadania Digital e Segurança On-line.

Google Formulários

• Objetivo: Conhecer e aprender a criar formulários para diversas finalidades.

• Introdução ao Google Formulários;

• Critérios e boas práticas para criação de formulário;

• Criar um formulário de pesquisa; Criar um formulário para aplicação de um teste para utilização de forma pedagógica; Gerenciamento das respostas via formulários e/ou Google Planilhas.

Google Agenda e Hangouts Meet

• Objetivo: Conhecer e aprender a utilizar o Google Agenda e Hangouts do Meet.

• Conteúdo:

• Conhecendo o Google Agenda; Criação e gerenciamento de agendas, eventos, tarefas e lembretes; Configuração de notificações via e-mail e/ou celular; Horários sugeridos; Compartilhamento de agendas; Inserindo anexos nos eventos.

• Participando e criando reuniões por meio de videochamadas através do Google Meet.

Google Sala de Aula

• Objetivo: Mostrar aos Professores e Alunos como essa ferramenta pode simplificar as tarefas, melhorar/aumentar e promover a colaboração e comunicação contínua entre eles, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais produtivo, significativo e prazeroso.

• Conteúdo:

• Introdução ao Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida; Conhecendo o Google Sala de Aula;

• Criação e gerenciamento de uma turma; Gerenciamento de atividades, postagem de materiais;

• Recebendo as atividades dos alunos e atribuindo notas; Boas práticas de utilização.